Tabela de conteúdos

Pequi - Caryocar brasiliense

O Pequi (Caryocar brasiliense) é uma árvore da família Caryocaraceae, também conhecido como pequizeiro, piqui, pequiá, piquiá, piquiá-bravo, amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, pequiá-pedra, pequerim e suari, é uma árvore da família das cariocaráceas nativa do cerrado brasileiro. Seu fruto é muito utilizado na culinária de algumas regiões do país, principalmente no norte de Minas Gerais, estado maior produtor do fruto. upload.wikimedia.org_wikipedia_commons_thumb_7_7a_frutopequi.jpg_220px-frutopequi.jpg

Características

Sua forma biológica consiste em formato de arbusto, pode ser desde arvoreta a árvore perenifólia, podendo atingir 11 m de altura. Possui tronco tortuoso, a copa é espalhada e arredondada e a casca externa é cinza, com fissuras e cristas sinuosas e descontínuas.

As flores do pequizeiro são hermafroditas; o fruto é drupáceo com casca fina verde-acinzentada, grande, às vezes ultrapassando 10 cm de diâmetro; o mesocarpo é fibroso e rico em tanino; a polpa apresenta coloração amarelada a alaranjada, é gordurosa e comestível; o endocarpo é duro, lenhoso e espinuloso na superfície externa; a castanha é uma amêndoa oleaginosa, com espinhos medindo cerca de 4 mm. Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao se roer o fruto, evitando-se nele cravar os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas e no palato. O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. O fruto pode ser conservado tanto em essência quanto em conserva.

A espécie é dividida em duas subespécies, a C. brasiliense sp. brasiliense e a C. brasiliense sp. intermedium, conhecida como pequi-anão.

Época de Frutificação e florada

O pequizeiro floresce durante os meses de agosto a novembro, com os frutos iniciando a maturação em meados de novembro, podendo ser encontrados até início de fevereiro.

Cultivo

Por sementes de frutos maduros, postas para secar.

Aves atraídas pela planta

Beija-flores, psitacídeos e pica-paus, entre outras.

Ocorrência

Fruta típica do cerrado brasileiro, o pequi é a fruta símbolo da cultura e da culinária da região norte do estado de Minas Gerais. A cidade de Montes Claros é conhecida como a “capital nacional do Pequi”. Além de MG, o fruto do pequizeiro também é encontrado em quase toda a Região Centro-Oeste do Brasil, nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, no Tocantins e em partes dos estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Pará e nos cerrados de São Paulo e Paraná. No nordeste, encontra-se com muita facilidade o pequizeiro nos estados do Maranhão, Piauí, bem como na Chapada do Araripe no lado Sul do Ceará, em cidades como Barbalha e Crato. Ele também é encontrado no oeste baiano. Está na lista de espécies ameaçadas do estado de São Paulo. É encontrado também na Bolívia.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pequi https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-cultivo-e-o-mercado-do-pequi,0966438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD